DIA DO EXÉRCITO

No dia 19 de abril comemora-se o dia do Exército Brasileiro. A data marca o aniversário da 1ª Batalha de Guararapes, travada em Pernambuco em 19 de abril de 1648, quando, pela primeira vez, negros, brancos e índios foram às armas para combater o inimigo comum, expulsando os holandeses do nordeste do Brasil. 

Atualmente o Exército Brasileiro é formado por um contingente superior a 222 mil homens e mulheres, tendo um efetivo de reserva que chega a quase quatro milhões.

Atuando na proteção de nosso território desde a Batalha dos Guararapes (1648), contra os invasores holandeses, o Exército Brasileiro tem exercido papel relevante na manutenção da unidade e da integridade nacional.

A instituição militar atua também no apoio às atividades de Defesa Civil, participando de ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, bem como nos procedimentos de recuperação e reconstrução.

As solenidades militares que costumam ser realizadas visam destacar o significado da data e a cultura cívica e patriótica, além de reforçar a integração do Exército Brasileiro com a sociedade. 

Para celebrar o Dia do Exército Brasileiro, a instituição militar costuma realizar diversas atividades direcionadas ao público civil em todo o país, tais como exposições e painéis, e também solenidades para a entrega de Medalhas da Ordem do Mérito Militar, mais elevada distinção do Exército Brasileiro, e Diplomas de Colaborador Emérito do Exército a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à Força Terrestre.

Brasil, acima de tudo!

Comentários